Preloader Image

Bota a Cara no Beco

Coloque o fone e venha entrar com a gente pelos Becos de uma das maiores favelas do país.
Com os criadores desta obra – seis poetas da Maré e favelas vizinhas no Rio de Janeiro – você vai descobrir os becos das oportunidades que se abrem a esses jovens, guiado pela música, os cheiros, as cores e a alegria dessa comunidade.
Numa das encruzilhadas desses becos, injustiça. Você vai conhecer Dona Drika (que usa a força dos ancestrais para denunciar) e seu filho Emmanuel, amigo do seis jovens autores que também são personagens desta história. Uma obra lírica e poética de encontros, enfrentamentos à violência e ao racismo e resiliência que fazem parte de um cotidiano familiar de milhares de jovens de favelas e periferias do Brasil.

Mais do que um podcast, Becos é uma peça sonora em quatro atos. Uma realização da People’s Palace Projects (QMUL) e Redes da Maré, como parte da pesquisa Construindo Pontes/ Building the Barricades que conta com o apoio do Conselho de
Pesquisa em Artes e Humanidade (AHRC) e Economic and Social Research Council (ESRC) do Reino Unido, através do Fundo de Pesquisa Global Challenges (GCRF).

Mc Martina

Cria do Complexo do Alemão no Rio de Janeiro, a rapper, poeta e produtora MC Martina vem deixando sua marca na cena cultural do país. 

Idealizadora do Slam Laje, a primeira batalha de poesia falada do Complexo do Alemão, e um dos slams pioneiros a serem realizados dentro de uma favela no Estado do Rio de Janeiro.

Rodrigo Maré

Músico percussionista, ator e arte educador. Atualmente integra o grupo teatral Cia Marginal e coordena o Panderolando MARÉ, projeto de arte educação musical desenvolvido dentro do conjunto de favelas da Maré. Como músico já tocou com Gilberto Gil, Thiago França, Ava Rocha e Anelis Assumpção, entre outros.

Thais Ayomide

Graduada em Bacharelado em Dança pela UFRJ, atriz, fotógrafa, poeta é idealizadora e intérprete do Espetáculo Memórias de Uma Maré Cheia e membro Imagens do Povo, direcionando seus estudos para negritude em várias frentes que atua, exaltando a figura da mulher negra e nossas construções ancestrais de matrizes africanas.

Matheus Araújo

Cria da favela Rubens Vaz, no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. Poeta e escritor. Ele é autor do zine “A Reza” (2017), do livro “Maré cheia” (2018) e criador do Slam Maré Cheia, atuante no próprio conjunto de favelas. Amante do basquete, da cultura hip-hop e dos games.

Thainá Iná

Thainá é Iná, espirituartista, narradora audiovisual e estuda dança desde os oito anos. Nasceu na Favela de Parque União, Maré. Passou pelo núcleo de formação da Escola Livre de Artes da Maré e pela formação de bacharel em teoria da dança pela UFRJ. Ela faz ainda curadoria de conteúdo do Portal Performídia.

Jonathan Panta

Cantor, compositor e instrumentista carioca, Panta trabalha com música há 6 anos integrando bandas, acompanhando músicos, gravando em estúdio e lecionando. Cursa licenciatura em Música na UniRio e atualmente acompanha os projetos/artistas Victor Mus, Sarau da LiRa e Banda Gente.

Rafael Rocha

O compositor, cantor e produtor carioca tem canções gravadas com Gal Costa, Ney Matogrosso e Roberta Sá. Co-produziu com Jorge Mautner, Moreno Veloso, Gilberto Gil e Adriana Calcanhotto com quem ainda se apresenta. Em sua carreira solo lançou o álbum “Pirâmide”, gravado em uma cabana na floresta e seu disco de estúdio “Pedra”. Rafael assina a direção musical de Becos e é autor do álbum “Satélite” inspirado neste trabalho.

Catherine Paskell

Dramaturga e diretora artística da companhia de teatro independente Dirty Protest Theatre no País de Gales. Catherine dirigiu, em Português, uma versão de O Mercador de Veneza de Shakespeare para o Fórum Shakespeare de Belo Horizonte em 2016 à convite da People’s Palace Projects. Com Paul Heritage, ela conduziu as oficinas de escrita com os seis poetas da Maré e favelas vizinhas, base para criação de Becos.

Paul Heritage

Professor de Drama e Performance da Queen Mary University of London (QMUL), Paul é diretor artístico da organização People’s Palace Projects. Há três décadas ele promove arte, performance e pesquisa para transformação social em cadeias, favelas e territórios indigenas. Com Catherine Paskell Paul conduziu oficinas de escrita durante a pandemia com os seis poetas da Maré que resultaram na produção artística de Becos.

Idealização e Conteúdo

Jonathan Panta 
Matheus Araújo 
Mc Martina 
Rodrigo Maré 
Thainá Iná 
Thais Ayomide

Participação Especial

Francisco Campello 
Martim Rocha 

Direção Criativa

Paul Heritage 
Catherine Paskell

Direção Musical e Triha Sonora

Rafael Rocha
Rodrigo Maré

Edição de Conteúdo e Montagem

Rodrigo Campello 
Paul Heritage 
Rafael Rocha 
Brenno Erick 
Catherine Paskell

Mixagem e Masterização de Som

Rodrigo Campello no MiniStereo Estúdio

Pesquisa de Ambiência e Efeitos Sonoros

Eloi Leones 
Rodrigo Maré 
Adam Scheffel 
Renata Peppl

Gerenciamento do Projeto

Brenno Erick
Renata Peppl

Assistência de Produção / Logger

Jan Onoszko

Tradução

Jan Onoszko
Evaldo Medeiros

Relações Públicas

Yula Rocha